Pular para o conteúdo principal

Transição de Desistência

A transição de desistência permite que, em um nó de tarefa, o usuário opte por desistir da execução da tarefa. Nesta situação, o preenchimento dos campos do formulário se torna desnecessário. Assim, é essencial configurar a transição para que o sistema reconheça que a execução do formulário não será a padrão, ou seja, os campos não precisarão ser preenchidos. Com essa configuração, o configurador de fluxos pode indicar transições possíveis de uso sem que o usuário final precise completar o formulário exibido.

Por exemplo, em telas que utilizam o editor sem assinatura, que possuem um evento de tarefa vinculado que exige a movimentação, o usuário é obrigado a selecionar esse evento, assim como o tipo de documento da tela. Na desistência, não há necessidade de selecionar o movimento nem o tipo de documento.

Essa configuração foi objeto da pendência PJEII-15414.

Como Configurar a Transição de Desistência

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário configurar, no nó de tarefa, um evento "Criar tarefa" ou "Iniciar tarefa" com a seguinte expressão:

#{tramitacaoProcessualService.gravaVariavelTarefa('pje:fluxo:transicao:dispensaRequeridos','Nome da transição que dispensa os campos')}

Onde "Nome da transição que dispensa os campos" é o nome da transição configurada que o usuário poderá usar para desistir do preenchimento do formulário.

Caso queira aplicar a funcionalidade em mais de uma transição, é possível configurar um único evento com a seguinte expressão:

#{tramitacaoProcessualService.gravaVariavelTarefa('pje:fluxo:transicao:dispensaRequeridos','Nome da transição 1, Nome da transição 2')}